DANÇA DE SÃO GONÇALO
Eita santo dançador!
No Brasil
(embora esteja associada a 10 de janeiro, dia da morte do santo) a festa não
tem data fixa, dependendo assim do interesse e disposição dos fiéis, que promovem
a dança como forma de pagamento de promessa.
Alguns fiéis
acreditam que a dança de Gonçalo remete à origem do mundo, e na imaginação
popular ele aparece como um Santo festeiro, tocador de viola, que dançava a
noite toda com pregos nos sapatos para pagar suas dívidas.
Diz a lenda
que o frade dominicano Gonçalo teve uma vida com muitas virtudes, encontrando
uma forma hábil de tirar as mulheres da prostituição, através da música tocada
por uma viola. As prostitutas, assim que se encantavam pela música, passavam a
ajudar Gonçalo, deixando o meretrício. Daí a referência de que se tornou o
santo protetor dos prostíbulos e também das mulheres que buscavam um casamento.
E diz mais a lenda: “A mulher que tocar
com alguma parte do corpo o túmulo do santo, em Portugal, terá casamento
garantido dentro de, no máximo, um ano.”
Aqui no
município de Pio IX (PI) registra-se o culto à São Gonçalo em várias
localidades, como Anacleto, Povoação, Coivaras e outros lugarejos nas
imediações dos avizinhados municípios de Alagoinhas e São Julião. E temos como
referência atualmente (2006) a localidade de Serra da Baraúna, onde em
agradecimento a graça alcançada o promesseiro convida amigos, vizinhos,
parentes e violeiros para realizar a dança, no "terreiro" da sua casa.
Os marcantes
e contra guias da dança, de tradição renomada na referida região nessa época
(2006), com seus respectivos adeptos são: Manoel Chico, José Viturino de Sousa,
José Manoel da Silva ( Zé do Né), Ricardino Ricardo da Costa e Edmar José da
Costa.
Os
promesseiros de Pio IX não sabem exatamente quando começou a se dançar São
Gonçalo por aqui, e dizem os entrevistados que desde que nasceram já convivem
com essa manifestação. Sendo frequente o encontro dos promesseiros daqui com os
de Alagoinhas e São Julião.
Ao buscarmos
como referência atual a localidade de Serra da Baraúna, vimos os moradores comentarem: “hoje tá mais fácil porque
os mais jovens já vão pegando a cuia e batendo e aprendendo, chamando os
colegas do dia seguinte. Quando começou era difícil, pra fazer promessa tinha
que ir buscar marcante de longe” .
Tudo começa com a entrada do santo em procissão, o qual é posto na mesa dentro do círculo traçado. Começa então as jornadas com o pagador da promessa ajoelhado diante do altar, ou como ficou definido o seu sacrifício: de joelho, vestido de branco ou da cor que desejar.
Nos passos da dança são executados trancilins, ‘S’ grandes e ‘S‘pequenos. E do jeito que dançam os marcantes, dançam os contra guias. No final da jornada vão se ajoelhando na mesa, beijando o santo e pegando de duas a duas, as damas. Estas são levadas a ajoelharem-se e beijarem o santo. Isso se repete até a última dama.
Tudo acontece ao som das batidas das cuias. Mas assistimos presente também a famosa sanfona, o triângulo, pandeiro e surdo.
É comum os dançantes se apresentarem de pés descalços. Mas não existe cor nem modelo de roupa definido para esse santo e os marcantes garantem que antigamente usavam indispensavelmente um lenço amarrado na cabeça.
A devoção dos fiéis é tamanha que quando não têm condições de arcar com as despesas para realizar a dança na própria casa, esperam a promessa do vizinho para pagar a sua. Ou ainda pedem ‘pelo amor de Deus’ aos dançadores para que tirem as jornadas.
Sorte mesmo é daqueles que não são seguidores de Gonçalo e por consideração ao devoto são obrigados a pagar a promessa de joelhos diante do santo, em um terreiro com a poeira subindo. Exemplo disso é o prefeito José Mesquita (2006), que na dita Serra da Baraúna foi retirado do pé do altar à beira de um desmaio, quando pagava uma promessa de 12 jornadas, rogada por seus eleitores.
Eita santo
dançador, derruba qualquer forrozeiro!
HINOS
A SÃO GONÇALO
01
São Gonçalo vai saindo
Ninguém veio visitar
Quando cair numa doença
São Gonçalo venha cá
São Gonçalo e Santo Antônio
São dois santos interesseiros
São Gonçalo é pela dança
Santo Antônio pelo dinheiro
Na mesa de São Gonçalo
Uma é de São Gonçalo
A outra de quem festeja
São Gonçalo aqui chegou
Veio pagar uma promessa
Que mandaram lhe chamar
Meu divino São Gonçalo
Em sua caixinha de prata
Lhe peço meu São Gonçalo (bis)
Que perdoe as minhas faltas
Meu divino São Gonçalo
A vossa camisa cheira
Ou ela passou em rosa (bis)
Ou em flor de laranjeira
Lá vem o carro zuando
Cheio de cravo e de rosa
São Gonçalo vem no meio (bis)
Escolhendo a mais charmosa
Não se receite o fujão
Se pegue com São Gonçalo (bis)
Que lhe cura sem pôr a mão
Faça uma roda bem grande
Se o rio tiver cheio (bis)
Chame por Santa Maria
Meu divino São Gonçalo
Lhe peço meu São Gonçalo (bis)
Que perdoe as minhas faltas.
Aqui tem rodas de são gonçalo mas nem de perto é iqual as que são feitas ai estou gostando do blog parabens Rosa
ResponderExcluirEste é um espaço maravilhoso do melhor da arte e da cultura, capturadas pelas "lentes sensíveis do olhar de uma Grande Mulher e Profissional" , cujo nome é Rosa Melo, mas que, assim como ela, também prefiro o seu nome popular: Rosa da Caatinga. Faz um belíssimo e importante trabalho, que contribui muito para a valorização e promoção dos valores naturais e culturais do nosso Nordeste, destacadamente da cidade de Pio IX-PI. Aplausos pra ela, que ela merece! Nota 1000!!!
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