sábado, 6 de abril de 2013

Árvores do Piauí






























 Nome Científico: Andira anthelmia

Família: Fabaceae Faboideae


Nomes populares: Angelim de morcego, Angelim amargoso, Angelim pedra, Angelim do campo.


Características: Árvore de médio porte, 14 a 18 metros de altura, com belíssima floração entre roxo e rosa, que dura poucos dias. Folhas imparipinadas, folíolos de 10 cm. Fruto redondo, 4 a 6 cm diâmetro, verde e duro, mesmo quando maduro.


Utilidades: Própria para arborização urbana. Melífera. Frutos atrativos para a fauna, mamíferos terrestres e morcegos.


Época de floração e frutificação: Floresce aproximadamente de Julho a Agosto, os frutos permanecem na árvore muitos meses, caindo um pouco antes da floração. ( fotos tiradas no dia 28 de março de 2013).

Umbuzeiro



















As flores do umbuzeiro são brancas, perfumadas, melíferas, agrupadas em panícula de 10-15 centímetros.



  












 












 













Umbuzeiro ou Imbuzeiro - Spondias tuberosa, L., Anacardiaceae,árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por sombra e aconchego. Nos tempos do Brasil Colônia era chamado de ambu, imbu,ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber" (embora haja a possibilidade de que seja, de fato, uma palavra de origem Kariri[1]).

Dada a importância de suas raízes, foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha. Sua raiz conserva água e produz uma batata, que em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência.

Suas folhas, de grande valor alimentício, com gosto "azedinho", também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro é denominado umbu.
Fruto muito apreciado e consumido, tanto pelo homem como pela fauna, o umbu possui um caroço revestido por uma suculenta polpa e, na superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.
Muito rico em vitamina C e com característico sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geléias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada no nordeste. http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbuzeiro
http://www.seagri.ba.gov.br/Umbuzeiro.htm




Pau d'Arco (Ipê-amarelo)














 


















 
O Ipê amarelo é uma árvore brasileira heliófita, considerada a árvore símbolo do Brasil (Em 1961, Jânio Quadros declarou o Ipê amarelo como a flor nacional).

Nome científico : Tabebuia.

Nomes populares : Ipê Amarelo, Ipê branco, ipê do cerrado, pau d'arco.

Família: Bignoniaceae. Planta secundária de tamanho grande chegando até 20 m de altura. Com floração abundante que desabrocham de agosto a novembro. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda. É produtora de excelente madeira, além de ser belíssima ornamental.


Pereiro 



























Pereiro (Aspidosperma pyrifolium) é uma árvore nativa da caatinga nordestina, principalmente em várzeas fluviais e terrenos próximos a elevações de terra.


Características


Árvore de tamanho médio, com 7-8 m de altura, lactescente, com caule bem desenvolvido, ereto e de copa normal em ambientes não degradados.


Casca de sabor amargo, lisa, acinzentada, com lenticelas brancas quando jovem, e rugosa, largando em placas irregulares quando idosa


Folhas simples, alternas, ovais, de 4-9 cm de comprimento, amargosas e coriáceas


Flores aglomeradasem pequenas cimeiras terminais, alvas, pequenas, de perfume muito agradável, que se espalha pela caatinga.


Frutos lenhosos, em forma de gota achatada, de 5-6 cm de comprimento, castanho-claros, rico em lenticelas de cor cinza (pequenos pontos), que abrem-se na sua deiscência em duas bandas e deixam cair as sementes aladas, planas, papiráceas (com projeções que lembram folhas de papel), sendo assim, levadas a longas distâncias
Madeira de cor amarelo-clara ou creme, ora com manchas avermelhadas, ora com faixas acastanhadas, moderadamente pesada, macia e fácil de trabalhar, de textura fina e uniforme, resistente e muito durável. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pereiro_(%C3%A1rvore



Mandacaru


 

 
 







Sugestão de leitura: Andrade, Cássia Tatiana. Um estudo etnobotânico da conexão Homem/Cactaceae no Semi-Árido Baiano, 2002. 102f.

Juazeiro






  





Pajeú (Triplaris gardneriana)







Caatingueira (Poincianella pyramidalis (Tul.) 


Jurubeba (Solanum paniculatum L)




Mulungu




19 comentários:

  1. O umbuzeiro me deixou com saudades da infância, pois lá na roça havia três pés de umbuzeiros que ficavam carregadinhos que nem esse aí.

    ResponderExcluir
  2. ótimas fotos, muito valiosas para meus estudos!

    ResponderExcluir
  3. Linda matéria, copiei as imagens para montagem em uma música. Everton Bezerra Monsenhor \Hipólito - PI





    ResponderExcluir
  4. A tua sensibilidade aparece nas fotos e nas descrições, um jeito todo teu de falar das árvores com respeito e amor.

    ResponderExcluir
  5. Paragons pelo trabalho. Tenno albunas especies enter meus bonsai. Um minisemiarido

    ResponderExcluir
  6. Adorei sou apaixonada por plantas sempre planto tudo que encontro.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sou apaixonada por plantas sempre planto tudo que encontro.

    ResponderExcluir
  8. olá pessoal;
    Me chamo Lucimara sou professora na educação infantil, temos um projeto que estamos falando sobre o estado do piauí, gostaria de sugestões para falar de uma flor nativa do estado, estamos amando.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Quem conhece São R Nonato conhece nosso famoso pau de casca árvore q fica toda coberta de flores uns 5 dias após a primeira chuva. Gostaria de saber o nome científico dela

    ResponderExcluir
  10. Quem conhece São R Nonato conhece nosso famoso pau de casca árvore q fica toda coberta de flores uns 5 dias após a primeira chuva. Gostaria de saber o nome científico dela é ver suas fotos as quais as pessoas confundem com pau darco ou ipê amarelo

    ResponderExcluir
  11. nossa! essas duas primeira fotos da angelim é de tira o fôlego muito linda, elas foram tiradas em Pio IX no piaui certo? são lindas

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog, fotos lindas e com sensibilidade!

    ResponderExcluir
  13. Achei incrível... Gostaria de saber mais sobre essas mudas e onde encontrar sementes para plantar.

    ResponderExcluir
  14. Muitíssimo obrigado por expôr este trabalho! Fiquei maravilhado.
    Tem possibilidade de eu entrar em contato com você pra ver se consigo umas sementes de algumas dessas plantas que não tem aqui onde moro?
    Matias Rodrigues (089) 994324806 ou zap 994233213. Agradecido.

    ResponderExcluir